A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

sábado, 7 de outubro de 2017

BRASIL

O Brasil é o maior país da América do Sul e do quinto do mundo em extensão territorial. Com proporções continentais, estende-se por uma área de 8.514.876.599 km². Ao norte, é cortado pelo Equador, enquanto ao sul, pelo trópico de Capricórnio. São mais de 206 milhões de habitantes que vivem em sua maioria nas cidades, segundo o Censo de 2010. Uma população formou-se pela interação entre os povos europeus, africanos e nativos indígenas. Mais tarde, depois da libertação dos escravos negros, do país e das versões correntes imigratórias (alemães, italianos, espanhóis, japoneses e sírio-libaneses) que contribuíram também para a formação étnica atual da população. A maioria dos brasileiros é negra (50,74%). Os brancos correspondem a 47,73% dos habitantes.
Divisão geográfica

O Brasil é dividido em cinco regiões - marcadas por grandes diferenças culturais - e 27 unidades federativas, seus Estados. A região Norte inclui Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Floresta Amazônica e como grandes reservas de região indígena, a mais extensa do país.
O Nordeste brasileiro reúne Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua costa conta com grande número de praias, ainda mais preservadas ou mesmo desertas. É também não Nordeste que se encontra no sertão, área mais seca do Brasil.
O Centro-Oeste faz parte dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, onde fica a capital brasileira, Brasília. O Pantanal, região que abriga uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, também está na região.
O Sudeste Compreende Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. É uma região mais industrializada do país e tem o maior PIB do Brasil. O Sul brasileiro contém Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. É uma região que reúne os melhores índices de desenvolvimento humano do país.
Clima

De forma geral, o clima no país é tropical. A região Norte e o norte do Mato Grosso tem clima equatorial úmido. Na parte central da Região Nordeste, prevalece o clima tropical semiárido, com tendência a seco. Uma faixa litorânea que vai do norte de São Paulo até Rio Grande do Norte apresenta clima litorâneo úmido.
O Centro-Oeste, mais Estados de Minas Gerais e Tocantins, além de áreas de São Paulo (norte), Mato Grosso (sul), Piauí e Bahia (oeste), Ceará (norte) e Maranhão (leste) tem clima tropical , com verões úmidos e invernos secos.
Toda a Região Sul e do Sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o clima subtropical úmido. Nas áreas montanhosas da região Sul e em parte do Sudeste, o clima e subtropical de altitude. Durante o inverno, não existe no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
História

Os portugueses descobriram o Brasil em 1500 por meio de expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. A partir de então, o território originalmente habitado por indígenas se tornou colônia da coroa portuguesa.
Entre 1555 e 1654, o país foi alvo de invasões da França e da Holanda, nos territórios hoje ocupados pelo Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco e Bahia. Os invasores foram repelidos por revoltas populares, da qual tomaram parte tanto dos colonizadores portugueses como os escravos negros e os nativos indígenas, bem como por grade entre os reinos envolvidos.
Em 1808, um tribunal portugues foi transferido de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois que como tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadiram Portugal. Em 1815, o Brasil passou a ser reino unido a Portugal.
A independência se deu em 1822 e, a partir daí, o país se tornou monarquia constitucional parlamentarista com o nome de Império do Brasil. Dois anos depois, promulgou-se a primeira Constituição. O Brasil tornou-se república em 1889 por meio de um golpe militar.
Estrutura e sistema político

O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, Estados e municípios, nos quais o exercício do poder se atribuem a órgãos distintos e independentes. O chefe de Estado é eleito pelo povo por um período de quatro anos. Como funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo são acumuladas pelo Presidente da República. Os Estados têm autonomia política. O sistema político brasileiro é multipartidarista, ou seja, admite a formação jurídica de vários partidos políticos.
Moeda

A moeda brasileira é o Real. Criada em 1994, pode ser encontrada em seis tipos de notas: R $ 2, R $ 5, R $ 10, R $ 20, R $ 50 e R $ 100, além de moedas de R $ 0,01, R $ 0 , 05, R $ 0,10, R $ 0,25, R $ 0,50 e R $ 1.

Religião

Como resultado da colonização portuguesa, uma religião predominante não Brasil é uma Católica Apostólica Romana. O catolicismo foi um religião oficial do Estado até uma Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Como toda uma cultura do país, o quadro de religiões passou por grandes mudanças ao longo da história. Uma combinação de cultos de origem católica com outros indígenas e africanos garante ao país dos panoramas religiosos mais sincréticos do mundo.
A maior parte das crenças seguidas pelos brasileiros é cristã (católica, pentecostais, episcopais, metodistas, luteranas, batistas). Há também grande presença de kardecistas - seguidores da doutrina espírita - além de judeus, muçulmanos e budistas.
Os cultos de origem africana, como a umbanda e o candomblé, também têm grande número de usuários em todo o território nacional.
Idioma

O português é o idioma oficial, a oitava língua mais falada no mundo e a terceira entre os países ocidentais, atrás apenas do inglês e do espanhol. Mais de 200 milhões de pessoas no mundo se comunicam em língua portuguesa, que é o idioma oficial de países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.
O português foi introduzido no país com uma colonização portuguesa. Os índios, os principais residentes do território, também ensinaram o tupi-guarani e o tupinambá aos colonizadores. A partir de 1757, Portugal proibido o ensino de outra língua que não está disponível, por considerar os idiomas originais "uma invenção demoníaca". Inicialmente aplicada apenas nas terras onde hoje está ficando com os Estados do Pará e do Maranhão, uma lei para a estendida a todo o Brasil em 1759.
Economia

O país é uma economia maior da América Latina, segunda da América - atrás apenas dos Estados Unidos - e sétima do mundo. O Brasil vem expandindo sua presença nos mercados financeiros internacionais e parte de um grupo de cinco economias emergentes formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecido como BRICS.
Os setores agrícolas, mineradores, manufaturistas e de serviços são mais fortes no país. Equipamentos elétricos, aeronaves, suco de laranja, automóveis, álcool, têxtil, minério de ferro, aço, café, soja e carne são alguns dos principais produtos exportados pelo Brasil.

Fonte: Ministério do Turismo

BRASIL







Nenhum comentário:

Postar um comentário