A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA

A ALEGRIA INVADIU MINHA ALMA
Big Meu Lindo.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Sete curiosidades sobre os brasileiros morando fora

1. Brasileiro AMA falar sobre o Brasil
Seja para o bem ou seja para o mal, nós amamos falar do Brasil e comparar tudo com a nossa terra. Até acho que todas as pessoas, de todas as nacionalidades, fazem isso em um certo grau. Mas brasileiro realmente gosta de falar de como cada coisa funciona (ou não funciona). A maioria dos brasileiros, conversando com os gringos, adora começar frases com “But in Brazil…” e senta que lá vem história!
Eu entendo isso como uma necessidade que temos, como país imenso que somos, de dar uma “situada” na humanidade sobre nossas origens e tradições, que variam tanto do Oiapoque ao Chuí. Agora, uma regra não escrita é a seguinte: brasileiro pode falar mal do Brasil à vontade, mas se um gringo vier falar mal do nosso país… ah, coitado! É querer comprar briga! Fica na sua, colega!
2. Brasileiro é muito informal
Isso eu notei demais, na minha primeira visita ao Brasil, depois de um ano morando fora. Eu acho ótima esta nossa informalidade porque nos sentimos queridos, acolhidos e em casa em todo lugar. Parecia que a vendedora da loja queria ser minha amiga para sempre. Fiquei com vontade de levá-la para casa para um chá com bolo.
Quando você muda para outro país, sente muita falta desta informalidade nas relações do dia a dia. O lado ruim disso é que falta um pouco de seriedade quando precisamos dela em alguns serviços. Essa característica brasileira, às vezes, não é muito bem-vinda em algumas culturas. Este foi um ponto pessoal que tive que mudar quando trabalhei na Inglaterra, lá a informalidade no ambiente de trabalho pode jogar muito contra você.
3. Brasileiro é festeiro
Somos os reis do entretenimento. Sério. No quesito animação, nada se compara a uma festa de brasileiros. Nunca um brasileiro te deixará só na pista bailando a Macarena ou puxando um trenzinho na festa.
As melhores festas de ano novo do mundo são no Brasil. As com mais fogos de artifício, mais música, mais dança até o chão, mais gente feliz. A gente leva festa a sério, se planeja, faz tema, decoração, playlist, iluminação, convite no Facebook… Para os ingleses, fazer festa é beber até cair, não importa o resto. Festa estranha com gente esquisita e desanimada, essas são as festas gringas.
Um capítulo à parte são as festas da firma. Nossa… Quanta diferença! Enquanto vejo meus amigos do Brasil postando no Facebook as animadíssimas festas de final de ano de suas empresas, fico de cá amargando uma dor-de- cotovelo infinita. Vejo no Brasil pessoas indo trabalhar fantasiadas em algumas ocasiões e penso por quê o resto do mundo não adota isso também?
4. Brasileiro é fã de uma limpeza
Somos o povo mais limpinho do mundo. Comer sanduíche com guardanapo, lavar as mãos, ter álcool em gel sempre na bolsa, usar luva para servir comida… esqueça essas coisas quando sair do Brasil. Nós amamos fazer as unhas toda semana, se depilar, tomar banho… As outras culturas não são bem assim. Temos que agradecer isso aos índios que nos ensinaram a tomar banho todos os dias. Somos mesmo obcecados por limpeza e temos orgulho disso!
Casa limpa, trocar a roupa de cama com frequência, limpar janela… temos esses costumes que não são bem assim, muito difundidos em outros países.

5. Brasileiro quando vê brasileiro no exterior, torce o nariz
Pode admitir. Que atire a primeira pedra quem nunca torceu o nariz quando viu brasileiro causando no exterior. Uma coisa que todo brasileiro fala quando vai fazer intercâmbio é que vai ficar longe de outros brasileiros. Mas isso é a coisa mais difícil e depressiva do mundo, pois são os brasileiros que mais te acolhem e fazem você sentir-se em casa. Lembra da informalidade? É uma delícia encontrar uma informalidade brasileira quando se está longe de casa e cercada de estranhos que fazem questão de se manterem assim.
6. Brasileiro tem uniforme de férias
Nem estou falando só de quem usa a camisa da seleção brasileira ou de time de futebol. Mas brasileiro tem uma forma particular de se vestir. Viu de calça jeans e tênis de corrida? Brasileiro (a)! Usando camisa polo e calça de tactel? Grandes chances de ser brasileiro. Não por mal, mas a gente curte um conforto quando está de férias. Não temos medo de misturar roupa de ginástica com o resto do guarda-roupas. Somos um povo que curte usar roupa de fazer esporte nas férias, que mal tem isso, oras? Afinal, tirar férias e conhecer tudo por aí é uma ginástica e tanto!
7. Brasileiro não tem vergonha de se comunicar
Nós encontramos alternativa para tudo, mesmo quando não há alternativa. Brasileiro é capaz de entrar numa loja na China, negociar um desconto e ainda ficar amigo do chinês. Nós somos um povo que leva ao pé da letra o ditado “quem tem boca vai à Roma” e saímos perguntando e falando em outras línguas mesmo sem dominar nenhum outro idioma. A regra é se comunicar, seja por gestos, desenho, o que for.
Nunca vi um povo tão bom em comunicação como nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário